domingo, 17 de junho de 2007

Aula 06/06

Ultima aula da disciplina, foi ministrada aula sobre Tecnologia da Informação e sociedade, onde foi explanado sobre a forma como a sociedade se adapta as novas tecnologias que surgem e os problemas que isso pode acarretar.
Neste dia também apresentamos o nosso trablho sobre Crimes e Abusos Computacionais e Responsabilidades. Nesse trabalho pudemos contar a história da formação dos harckers, que no princípio só agiam para desafiar o sistemas de software das grandes empresas e como poderiam burlar, mas evoluíram para o crime, tirando proveitos de usuários comuns e de grandes empresas. Falamos tambem sobre pedofilia, pirataria e crimes contra a honra como calúnia, difamação, injúria e ameaça, fraudes com cartões de crédito. Para finalizar demos algumas dicas sobre como proceder em caso de crime pela Internet.

Aula 05/06

Trabalho sobre E-commerce

1- Questão

a- Qual é a principal diferença no modelo de negócio dos sites visitados?
Submarino: Site de venda direta ao consumidor, ou seja, é uma loja virtual
Buscapé: site de pesquisa de preços, não é uma loja. Faz uma comparação de preços de produtos em diversas lojas on line.
Ebay: Site de leilões, fornece uma plataforma global de negociações, onde qualquer pessoa pode negociar qualquer coisa.

b- Em sua opinião, quais as vantagens e desvantagens de adquirir um rpoduto em cada um desses sites?
A vantagem comum a todos é a comodidade de não precisar sair de casa para comprar um determinado produto e a facilidade de encontrar sempre o produto que precisa, pois nos sites é possível averiguar a quantidade de peças disponíveis em estoque.
A principal desvantagem é o risco que a pessoa corre referente a extravios de entrega de produtos pelos correios, possibilidade de danificar o produto no transporte é maior, dependendo do local de origem, os riscos de fazer transações financeiras pela internet, já que os hackers podem se apoderar de dados de cartão de crédito e outros dados bancários do usuário. Principalmente no site de leilão e pesquisa de preços, algumas vezes o produto pode vir completamente diferente da forma como foi apresentado no site.

c- Que garantias esses sites oferecem ao cliente quanto à segurança no fornecimento de informação (especialmente referente ao pagamento de produtos)? Que tecnologias de segurança são utilizadas?

Submarino: O Submarino se compromete com a privacidade e a segurança de seus clientes. Por isso, não divulga seus dados cadastrais para terceiros, exceto quando estas informações são necessárias para o processo de entrega, cobrança ou para participação em promoções que o cliente tenha solicitado. Todas as informações são codificadas pelo software SSL e arquivadas em um ambiente interno próprio, e de acesso exclusivo do Submarino. Isso significa que nenhuma informação trafega pela rede sem ser criptografada (codificada) utilizando os melhores algoritmos disponíveis no mercado. Possui o certificado de garantia da Verisign, autoridade mundial em segurança na Internet.

Buscapé: Obtém informações dos usuários de duas maneiras: Cadastro e Cookies. Todos os dados pessoais informados no site são armazenados em um banco de dados reservado e com acesso restrito a alguns funcionários habilitados, que são obrigados, por contrato, a manter a confidencialidade das informações e não utilizá-las inadequadamente.

Ebay: As formas de pagamento são muitas, mas ultimamente a que mais tem se destacado entre as outras varias formas, é o sistema de pagamentos PayPal. O sistema PayPal permite que todo o indivíduo ou negócio com um endereço de e-mail consiga, fácil e rapidamente, emitir e receber pagamentos. Configurações do serviço de PayPal na infraestrutura financeira existente de clientes de banco e de cartões de crédito é o sistema proprietário mais avançado na prevenção de fraude no mundo; pode-se criar um serviço seguro, global, real-time do pagamento.

d - Seis estágios são identificados como fundamentais por modelos de comportamento de compra de consumidor. Identifique que recursos cada um dos sites listados acima oferece para apoio a cada um desses estágios.

Submarino:

Identificação do Produto: Apresenta no seu site inicial um catálogo com as grandes ofertas do dia e um índice em guias para que o usuário possa ir na sua área de interesse procurar o produto que deseja.
Seleção de Produto: Possui uma ferramenta de busca para que o usuário possa pesquisar diretamente pelo nome do produto.
Seleção do fornecedor: Não possui esse serviço, pois é o único fornecedor.
Negociação: O site dá alguns descontos em alguns produtos, e a forma de pagamento é variada. Ex: Cartões de crédito, Débito direto em conta corrente em bancos conveniados, boleto bancário, parcelamento em 24 x em financiamento próprio ou bancos conveniados e vales (presente, compra e troca).
Compra e entrega:A entrega varia de um a sete dias úteis dependendo do estado em que o usuário está localizado, e dependendo do produto, o frete é grátis.
Serviço ao consumidor:Para os consumidores cadastrados e que realizaram a compra é possível responder a um questionário para dizer da sua satisfação com o produto e reclamações.

Buscapé:

Identificação do Produto: No site principal ele apresenta os produtos em destaque e tem um índice sobre o tipod e produto que o usuário necessita.
Seleção de Produto: Possui uma ferramenta de busca para que o usuário possa pesquisar diretamente pelo nome do produto.
Seleção do Fornecedor: Fica a cargo do usuário fazer a seleção do fornecedor para a relaização da compra. A responsabilidade do Buscapé é só de indicá-los ao usuário
Negociação: Não possui, pois o site está voltado para comparação de preços, não venda direta.
Compra e entrega: Também não oferece esse serviço.
Serviço ao consumidor: É possível ao usuário fazer uma avaliação sobre a loja em que fez negócio.

Ebay:

Identificação do Produto: No site principal ele apresenta os produtos em destaque e tem um índice sobre o tipo de produto que o usuário necessita.
Seleção de Produto: Possui uma ferramenta de busca para que o usuário possa pesquisar diretamente pelo nome do produto.
Seleção do Fornecedor: Fica a cargo do usuário fazer a seleção do fornecedor para a realização da compra.
Negociação: A negociação é feita diretamente com o fornecedor através de leilão, ficando a cargo dele vender para quem fizer o maior lance pelo produto.
Compra e entrega: è feita diretamente pelo forncedor, o mesmo que determina o prazo de entrega.
Serviço ao consumidor: O usuário dá notas para o fornecedos registrado no site, em caso de várias reclamações e notas baixas, o fornecedor é excluído do registro do site.

2- Questão: navegue no site da fast commerce e responda as seguintes questões:

a- De que se trata esse site?
É um site que auxiliar ao logista em colocar a sua loja na internet oferecendo desde o design do site a inclusão de produtos, acompanhamento de pedidos e emissão de relatórios administrativos.

b- Clique no link Faça um test drive, escolha uma das lojas virtuais disponíveis e navegue pelo sistema de administração da loja escolhida. Agora responda:

b.1- Que elementos o administrador precisa configurar para montar uma loja virtual? Explique suncitamente cada elemento.

Design e Conteúdo: Neste item serão definidos todo o layout e conteúdo textual e de navegação da loja. São infinitas as combinações possíveis, com total individualização de cada projeto. Os itens de cada seção são auto-explicativos. Pode-se utilizar diversas opções de design pré-definido, com resultados altamente profissionais e eficientes. Para um layout ainda mais exclusivo, é possível enviar os arquivos HTML, CSS, imagens, botões, títulos, etc. que irão compor cada página do site.

Cadastro de banners: Os banners são imagens com conteúdo publicitário, posicionados sempre no topo das páginas da loja. Quando o visitante clica num banner, ele é levado diretamente ao endereço do anunciante na Internet. A loja tem espaço reservado para exibição de dois banners simultâneos no topo de cada página, com tamanho padronizado de 120x60 pixels (small banner).

Pagamentos: Neste item o logista escolhe as formas de pagamento que serão aceitas pela sua loja.

Envio e Frete: o Logista informa como a loja faz a remessa dos produtos vendidos via Internet. É possível utilizar as tabelas de preço do SEDEX ou criar uma tarifação própria da loja.

Produtos: Neste item estão agrupadas as páginas de gerenciamento dos produtos oferecidos pela loja, organizados por seções. Somente usuários selecionados pelo administrador da loja têm acesso para leitura e/ou alteração destes dados.

Clientes: São utilizados filtros para encontrar o tipo de cliente almejado pelo logista.

Pedidos: Os pedidos seguem um fluxo de estágios, que ajudam a organizar e a controlar o acesso administrativo. Cada estágio corresponde a um status. Os status se sucedem segundo um fluxograma administrativo, permitindo que os pedidos sejam gerenciados por diversas equipes de atendimento (recepção, finanças, estoque, expedição, etc).

Mensagens: Existe uma lista de mensagens pré-formatadas para envio aos clientes, podendo-se também incluir mensagens personalizadas para envio aos mesmos.

Notícias: Aqui é possível cadastrar os press releases distribuídos à imprensa e as notícias da loja. As informações serão exibidas na página Notícias da loja e publicadas via RSS.

Relatórios: Tem descrito 139 tipos de relatórios. Todas as informações são obtidas em tempo real, diretamente do banco de dados da loja, e podem ser apresentadas em forma tabular, gráfica ou ambas.

Usuários: Mostra a listagem dos usuários cadastrados para fazer a alteração e levantamento de dados no site da loja virtual.

Parceiros: É possível relacionar os parceiros comerciais cujos sites têm links para a loja. Pode-se também cadastrar revendedores comissionados, que serão informados pelos clientes durante a realização de pedidos, ou criar campanhas (ex: cupom-desconto) com URLs especiais.

Chat: É possível ao logista utilizar as facilidades do atendimento on-line (chat) para criar um novo canal de comunicação com seus clientes. Ao necessitar de assistência, o cliente simplesmente clicará no link Atendimento on-line para iniciar um conversa com um dos atendentes da loja.


b.2 - Escolha três relatórios administrativos disponíveis e explique sua importância para a adminitração de um negócio de comércio eletrônico.

Lista de assinantes de boletins: Relaciona visitantes que pediram para receber ou deixar de receber boletins. É interessante para a loja ter essa relação pois a loja poderá estar agindo diretamente encima dos interesses destes usuários, uma vez que o logista entende que o usuário tem interesse no seu produto.

Lucratividade mensal obtida no período: Totaliza a diferença mensal entre o custo do produto e o preço de venda do mesmo, para todos os pedidos remetidos no período informado. Pode-se informar o meio de pagamento. De grande utilidade para o logista, pois o mesmo terá uma visão mensal do seu lucro, comparando com o seu livro caixa.

Totais diários de vendas no período: Totalizações de vendas feitas no período informado, selecionados por status e agrupados por dia. Pode-se informar o meio de pagamento. São utilizadas as datas de atendimento de cada pedido. Também outra ferramenta para facilitar o controle de vendas do logista e facilitar a conferência de estoque.

Aula dia 04/06

Nesta aula fomos apresentados ao sistema de gestão do conhecimento. O que mais me chamou atenção nesta aula foi a forma como o conhecimento é dividido, de acordo com Nonaka e Takeuchi (1995): Em Tácito e Explícito. O conhecimento tácito é aquele que está no interior da pessoa, ele se baseia em valores, intuições e experiências, sendo portanto, difícil de ser externado. Já o conhecimento explícito é aquele conhecimento que pode ser codificado e transferido a outras pessoas.
Depois dessa primeira compreensão do que é o conhecimento a aula foi desenvolvida de forma a entendermos como o conhecimento é criado, e à partir deste entendimento, foi-se desenvolvido sistemas de informação de apoio a gestão do donhecimento, que engloba:
Sistemas de Memória Organizacional e Gerenciamento de Conteúdos;
Groupwares;
Sistemas Especialistas;
Sistemas de Recomendação;
Portais Corporativos.
Depois foi-nos apresentado os desafios para a gestão do conhecimento, principlamente os sociológicos, já que a forma que está sendo desenvolvido esse sistema, primam para reforçar hábitos perniciosos e estruturas de poder, deixando de ser um sistema democrático e dinâmico.
Logo após a aula expositiva, foi realizada a apresentação dos trabalhos dos colegas sobre os seguinte assuntos:
Sistema de Informação de apoio a Gestão do Conhecimento;
Comunidade de Prática.

Aula dia 22/05

Essa aula foi interessante, pois foi centrada na explicação do Sistema de Apoio a Descisão. Confesso que tive uma certa dificuldade para entender alguns dos itens citados pela professora, pois como não tenho muito conhecimento dos termos e sistemas técnicos da área da computação, senti uma certa dificuldade em visualizar as formas de uso de cada sistema. Mas continuando, visualizamos tres tipos de sistemas e suas aplicações:
Sistemas de Análise de dados
- Data warehouse: OLAP e Data Mining
Sistemas baseados em conhecimento
- Sistemas baseados em regras
- Sistemas Multiagente
Sistemas de gestão da qualidade
- ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento de recursos Empresariais)
- CRM - Customer Relationship Management (Gerência de Relacionamento com o consumidor)
Foi realizada um estudo de caso e para meu grupo ficou a função de explanar sobre Sistema baseado em regras.
O Sistema baseado em Regras é de fácil identificação, pois ele funciona como uma triagem que é feita com o usuário como forma de identificar a sua real necessidade e encaminhá-lo para o melhor caminho em que obterá a sua resposta.
Como exemplo, posso usar o exemplo que nos foi dado no estudo de caso de uma empresa de empréstimo bancário. O usuário responde a um questionário on-line, pela internet, aonde seus dados vão ser analisados pelo sistema e se caso não houver nenhuma restrição, o empréstimo já será liberado naquele momento, em caso de algum impedimento, o usuário é encaminhado para entrevista pessoal com o operador da isntituição que o atenderá da sua melhor maneira.
Ou seja, é um sistema baseado em triagens, mas totalmente mecanico, já que não atende a parte gerencial de uma empresa, pois ele não ajuda em uma tomada de decisão, apresentando somente dados estatísticos.

Aula dia 18/04

Nesta primeira aula tive o nosso primeiro contato com a matéria, iniciando com a apresentação da Professora e de sua formação. Foi-nos repassado o conteúdo programático da disciplina e à partir daí passei a ter uma visão diferente do que seria a tecnologia da informação.
No meu curso de graduação, escutei muito falar de Tecnologia da Informação e de como essa área de atuação pode auxiliar os bibliotecários nos serviços de indexação, catalogação e outros serviços técnicos da área. Mas infelizmente as aulas constituiam-se basicamente de teorias. Não tínhamos muito a prática do que seria a Tecnologia da Informação na prática, principalmente para a gestão de uma biblioteca.
Continuando, o que me chamou atenção para a aula foi a discussão sobre o valor da informação. Até onde as empresas estão dispostas a investir no sistema de informação para auxiliar no crescimento da sua empresa. Foi apresentado os quatro tipos de valor que possa ser dado a informação, sendo eles:
Valor de uso,
Valor de troca de mercado,
Valor de propriedade,
Valor de restrição.
Interessante, pois uma das grandes discussões do meu curso de graduação é de como poderíamos agregar valor a uma informação, como poderia ser feito para mostrar ao seu usuário que a informação é impportante e que tem o seu retorno.
concluindo, gostei muito dessa primeira aula, pois trouxe-me muitas recordações da minha graduação e me permitiu entender um pouco na prática o que foi apresentado para mim naquela época.